Terceiro setor

 

      Chama-se genericamente de Terceiro Setor o conjunto de organizações (fundações, entidades beneficentes, ONGs, entidades sem fins lucrativos , empresas que praticam, efetivamente, a responsabilidade social) e uma legião de voluntários que, independente do Governo, desenvolvem ações sociais.
      Segundo estatísticas razoavelmente confiáveis, o chamado Terceiro Setor engloba, hoje, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas, agrupadas em centenas de milhares de organizações da sociedade civil.
      O Terceiro Setor tem crescido, vertiginosamente, a partir da conscientização de empresas e cidadãos da necessidade e da importância de se comprometer com a comunidade, colaborando para o seu desenvolvimento.
      Muitas instituções no Brasil desempenham papel fundamental no sentido de difundir a filosofia que respalda a ação destas organizações, podendo ser destacadas, de imediato, o Ibase, o Instituto Ethos, a Rits- Rede de Informações para o Terceiro Setor, o GIFE, e a FASE, para só citar alguns casos.
      O Terceiro Setor tem como princípios básicos o exercício pleno da cidadania, a responsabilidade social, a conduta ética e a prática da solidariedade, desempenhando, com profissionalismo e competência, o papel importante que este milênio lhe reserva.
      Você poderá consultar artigos que expandem este conceito, consultar alguns textos (livros) básicos e linkar para as instituições, acima mencionadas, respectivamente, clicando no menu Fontes e Top Links na palavra Terceiro Setor.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos