Comunicação sindical

 

      A Comunicaçâo Sindical diz respeito ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas organizações sindicais junto aos trabalhadores que elas representam e também junto à sociedade como um todo. Pode-se incluir, também, sob esta designação a comunicação posta em prática pelas associações de trabalhadores, como, por exemplo, a associação dos docentes ou as que representam os funcionários de uma empresa etc.
      Na prática, a comunicação sindical atua nestas duas vertentes, buscando sensibilizar (melhor talvez seja dizer mobilizar) os trabalhadores para a defesa dos seus direitos e repercutindo suas lutas e conquistas junto aos diversos públicos (empresários, classe política, jornalistas e formadores de opinião etc).
      O Brasil tem uma larga tradição na área da Comunicação Sindical, destacando-se, sobretudo, nas últimas décadas, a experiência e a competência comunicacional de alguns sindicatos, especialmente os dos bancários, dos metalúrgicos e dos petroleiros.
      O jornalismo sindical ou operário desempenhou papel fundamental na vida política brasileira e sua história tem sido contada recentemente pelo esforço de pesquisadores das nossas principais universidades.
      A literatura sobre Comunicação Sindical ainda é incipiente, mas pode-se encontrar bons textos, como os relacionados na bibliografia específica, neste site.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos