Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Empresarial
Comunicação Governamental
Comunicação Integrada
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Endomarketing
Ética Empresarial
House Organ
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo Empresarial
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Lobby
Marca
Marketing Cultural
Marketing de Permissão
Marketing de Relacionamento
Marketing Educacional
Marketing Esportivo
Marketing Político
Marketing Rural
Marketing Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Webmarketing
Responsabilidade social

 

      Responsabilidade Social é, em resumo, uma filosofia e uma prática empresarial voltadas para a viabilização de ações que levem a empresa ou instuição a comprometer-se com a comunidade em que se inserem. Isso significa respeitar seus funcionários, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho favorável, propiciando-lhes treinamento, possibilidade de ascensão profissional e remuneração adequada, valorizando sempre a sua participação no processo de tomada de decisões. Significa, também, preservar o meio ambiente, praticar o consumo sustentável, desenvolver projetos comunitários e mobilizar os seus colaboradores para o trabalho voluntário.
      Esta consciência passa a ser gradativamente assumida pelas empresas modernas e hoje já se constitui num indicador importante para os profissionais que buscam trabalho e para os consumidores que anseiam por produtos e serviços.
      Uma empresa, que não é social responsável, pelos critérios atuais (a vigilância do consumidor e do cidadão é cada vez mais inensa) jamais poderá ser considerada de excelência, ainda que fabrique produtos e preste serviços de qualidade. A sociedade questionará sempre, movida por esta nova consciência, a empresa que aufere altos lucros, mas agride o meio ambiente, porque estes dois fatos são incompatíveis e uma empresa líder não pode conviver com estas contradições.
      O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social tem feito um trabalho fantástico no sentido de difundir esta nova filosofia, encontrando, gradativamente, um maior número de parceiros engajados neste compromisso com a comunidade. Os eventos que realiza, as publicações que elabora, o seu site atualizado e rico de informações, além de sua competência em comunicação tem contribuído para sensibilizar empresas, executivos e formadores de opinião que multiplicam esta filosofia.
      Alguns artigos, bibliografia sobre o tema estão disponíveis neste site, mas consulte também os conceitos de Terceiro Setor, Marketing Social e Ética Empresarial, que estão indissoluvelmente associados a este tema.

 


 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos