Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Empresarial
Comunicação Governamental
Comunicação Integrada
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Endomarketing
Ética Empresarial
House Organ
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo Empresarial
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Lobby
Marca
Marketing Cultural
Marketing de Permissão
Marketing de Relacionamento
Marketing Educacional
Marketing Esportivo
Marketing Político
Marketing Rural
Marketing Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Webmarketing

 

Marketing de permissão

 

      Marketing de Permissão ou E-mail Marketing é a utilização deliberada e autorizada do e-mail como mídia. Com ele, empresas e outras organizações (entidades, partidos políticos etc) têm acesso privilegiado a um grupo seleto de pessoas com o objetivo de difundir idéias, vender produtos e serviços etc.
      Estima-se que mais de 90% dos norte-americanos adultos, pelo menos uma vez por mês, lêem os seus e-mails, o que significa um acesso realizado por mais de 70 milhões de pessoas. No Brasil, embora estejamos ainda num patamar inferior em termos de utilização da Internet, até porque nosso poder aquisitivo é outro e há uma legião imensa de excluídos dessa nova tecnologia (nos EUA também, sobretudo nos segmentos menos favorecidos, dentre os quais se incluem os negros e os hispânicos), há uma utilização crescente do e-mail como forma de comunicação.
      Há uma diferença conceitual importante entre a prática do Marketing de Permissão e a prática do spam. O Marketing de Permissão, como a própria expressão já indica, conta com a adesão do destinatário, porque ele deve autorizar o envio da mensagem e receber somente do emissor aquilo que se dignou a receber. Já o spam é essa praga que todos nós conhecemos. São estas mensagens quase sempre inúteis, seja encaminhadas por empresas não sérias e que pretendem vender produtos ou serviços de baixa qualidade , seja produzidas por pessoas que usam o e-mail para aborrecer os outros e entupir as nossas caixas postais.
      O Marketing de Permissão visa conquistar a nossa confiança e atenção porque trabalha com conteúdos que nos interessa. Uma forma moderna, eficaz e muito requisitada são as newsletters eletrônicas (também chamadas de e-newsletters) produzidas por empresas e entidades e que atendem a um público segmentado, interessado por aquelas informações. Temos muitas delas na área de Comunicação Empresarial e de ótima qualidade, como o Exame News, da revista Exame; o JBCC - Jornal Brasileiro das Ciências da Comunicação, produzido pela Cátedra da Unesco/Umesp; o boletim Intermanagers, produzida pelo Grupo HSM, o Boletim eletrônico diário da Revista M & M (mmonline), o Boletim semanal do Instituto Ethos, a newsletter eletrônica da Pepper e Rogers Group Brasil, bem como o JC E-mail, da SBPC, o Ecopress, o Jornal Agrosoft, o Boletim da ABJC -Associação Brasileira de Jornalismo Científico etc, para citar também exemplos fora da área restrita da Comunicação Empresarial, mas que são úteis para qualquer estudioso, profissional ou pesquisador.
      O Marketing de Permissão tem algumas regras, como não abusar do envio de material (o receptor deve ter um tempo para digerir as informações), facilitar a saída do sistema de envio, se o assinante assim o desejar e, sobretudo, primar por conteúdos especializados, que realmente sejam do interesse de quem recebe o e-mail.
      Talvez quando você estiver lendo esta tela já teremos no Brasil uma Associação Brasileira de Marketing de Permissão, porque, ao que se saiba, já há um grupo se organizando para montá-la, ajudando não apenas a difundi-lo, mas também buscando criar um código de ética para contornar os abusos e disciplinar esta nova forma de relacionamento.
      Existe pelo menos um livro publicado em Português sobre o tema, intitulado exatamente Marketing de Permissão, de Seth Godin, Rio de Janeiro, Campus, 2.000.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos