Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Empresarial
Comunicação Governamental
Comunicação Integrada
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Endomarketing
Ética Empresarial
House Organ
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo Empresarial
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Lobby
Marca
Marketing Cultural
Marketing de Permissão
Marketing de Relacionamento
Marketing Educacional
Marketing Esportivo
Marketing Político
Marketing Rural
Marketing Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Webmarketing

 

Jornalismo em saúde

 

      Jornalismo em Saúde é um caso particular (e talvez o mais importante ) do Jornalismo Científico e abrange toda a comunicação jornalística associada à temática da Saúde, entendida aqui no seu sentido mais amplo (incluindo nutrição, segurança alimentar, a pesquisa médica, a odontologia e a Enfermagem, para só citar alguns casos). Ele não só se manifesta na mídia, mas também em veículos de divulgação patrocinados por empresas, universidades e institutos de pesquisa nesta área. Alguns exemplos importantes são a Fiocruz, a Unifesp, o Cremesp, os hospitais Albert Einstein e das Clínicas de São Paulo. e o Laboratório Fleury, dentre muitos outros. Colunistas importantes como Moacyr Scliar, Júlio Abramczyk, e Dráuzio Varella precisam também ser de pronto mencionados, assim como os cadernos específicos dos jornais Zero Hora e O Povo , o site Medwebonline e outros, de inúmeras indústrias farmacêuticas e entidades da área, com espaços reservados para a interação com os jornalistas.
      A importância do Jornalismo em Saúde tem a ver com o fato de que, na verdade, a saúde é o maior patrimônio do ser humano e que, em função disso, as notícias que envolvem esta temática geralmente seduzem os leitores, telespectadores, radiouvintes e internautas.
      A maior crítica que se tem feito ao Jornalismo em Saúde é que ele privilegia a doença ao invés da saúde, trabalhando, com menos frequência (e competência) a prevenção ou a chamada educação para a saúde.
      Outros desvios apontados são a relação promíscua da comunicação da Saúde (e em particular do Jornalismo em Saúde) com os interesses das empresas fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços na área e o sensacionalismo (quantas vezes a imprensa já não descobriu a cura total para o câncer e a Aids?)
      O desenvolvimento espantoso da biotecnologia e suas inúmeras aplicações (clonagem, terapia genética etc) tem feito crescer o espaço e o tempo dedicados à divulgação da pesquisa na área e sido responsável por manchetes e capas de jornais e revistas em todo o mundo. Esta nova e polêmica temática remete a um acalorado debate sobre a ética, acirrado pela intervenção de importantes segmentos sociais (igrejas, profissionais da área do direito e da filosofia etc).
      Há, neste site, disponíveis artigos sobre o tema, bibliografia e fontes e links importantes.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos