Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Corporativa
Comunicação e Consumo
Comunicação e Crise
Comunicação e Cultura Organizacionais
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Ensino de Comunicação
Ética Empresarial
Gestão Empresarial
Gestão do Conhecimento
Governança Corporativa
Jornalismo Ambiental
Identidade Visual / Design
Jornalismo Econômico
Jornalismo Científico
Jornalismo em Saúde
Jornalismo em Agribusiness
Legislação / Códigos de Ética
Jornalismo Empresarial
Marketing Cultural
Marca
Marketing Esportivo
Marketing Educacional
Marketing Social
Marketing Rural
Nova Economia
Publicidade / Propaganda
Qualidade
Relação entre jornalistas e cientistas
Terceiro Setor
Webmarketing
Responsabilidade Social
Marketing Político
Relações Públicas

 

Jornalismo em saúde
Artigos completos em outros sites
 
:: Corra que a imprensa vem aí
     Manual elaborado pela Coordenadoria de Imprensa do Departamento de Comunicações da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo que, com charges e rápidas legendas, discute , em tom bem humorado, o relacionamento entre jornalistas e profissionais de saúde, em particular os médicos. Vale uma visita pela atualidade e pertinência das informações e também pelo seu caráter didático e inovador.
(http://www.epm.br/comunicacao/publicacoes/index.htm)
 
:: Epidemiology for Journalists (edited excerpts)
     Daniel Wartenberg é professor associado do Departamento de Medicina Comunitária e Ambiental na Faculdade Robert Wood Johnson.
O autor traça alguns princípios básicos e definições visando chamar a atenção dos jornalistas para aspectos importantes da cobertura em saúde, segurança e meio ambiente. Artigo publicado na Facs News Backgrounder em 1994.
(http://www.facsnet.org/tools/nbgs/a_thru_h/epidjourn.php3)
 
:: Covering Gene Therapy
     Dorothy Nelkin, professora do Departamento de Sociologia da New York University e autora de inúmeros trabalhos que focalizam a comunicação pública da ciência, dos quais os mais importantes são Selling Science:how the press covers science and technology e The DNA mystique: the gene as a cultural icon.
A autora, em artigo publicado na Facs News Backgrounder, em 1996, critica o discurso utilizado pelos geneticistas na divulgação desta importante área do conhecimento e dá dicas para facilitar o trabalho de cobertura dos jornalistas.
(http://www.facsnet.org/tools/nbgs/a_thru_h/c/covergene.php3)
 
:: Reporting on Neuroscience
     Sandra Blakeslee, escritora de ciência do New York Times e consultora de ciência da FACS. A autora, em artigo publicado na Facs News Backgrounder, em 1998, dá informações sobre os avanços nesta área e dá dicas para o trabalho dos jornalistas, alertando para a dificuldade de compreensão e de tradução da linguagem científica associada a este campo do conhecimento.
(http://www.facsnet.org/tools/nbgs/nbgs.php3)
 
:: Estratégias divulgativas del concepto prión
     Daniel Cassany, professor titular de Análise de Discurso da Faculdade de Tradução e Interpretação da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.
Jaume Martí, engenheiro industrial e professor da Faculdade de Tradução e Interpretação da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Os autores analisam, neste artigo publicado na revista Quark, nº 12, julho/setembro de 1998, a divulgação do conceito de príon, associado à doença da "vaca louca", a partir do noticiário da imprensa, tentando explicar como a mídia transmite um termo ou conceito técnico ao público leigo.
(http://www.imim.es/quark/num12/012058.htm)
 
:: The New York Times cura el cáncer
     Gemma Revuelta, mestre em Comunicação Científica pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e coordenadora da revista Quark. A autora, neste artigo, publicado na revista que ela coordena, nº 12, julho/setembro de 1998, analisa a divulgação, com destaque e equivocada, pelo New York Times, em maio de 1998, de um tratamento considerado revolucionário contra o câncer.
(http://www.imim.es/quark/num12/012048.htm)
 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home